Curso Preparatório para prova do ENCCEJA

Curso Preparatório para prova do ENCCEJA

Curso Preparatório para prova do ENCCEJA

Post atualizado 22 de abril de 2024

Atenção!! Link liberado para inscrição na Turma 2 do Curso.
Aulas focadas em resoluções de provas anteriores do ENCCEJA

O Instituto Alce possui em seu Plano Anual de Atividades a formação de turmas para o curso preparatório para a prova do ENCCEJA. Para maiores informações sobre a prova do ENCCEJA, clique aqui.

Nossos colaboradores possuem experiência em cursinhos preparatórios e no estilo de questões da referida avaliação. O material pedagógico do curso foi planejado com base no histórico das questões aplicadas em anos anteriores, contendo teoria e questões resolvidas e comentadas. Mesmo aqueles alunos que, pelas circunstâncias da vida, tiveram que abandonar os estudos há um longo tempo têm plenas condições de se apropriarem dos conteúdos. A metodologia do nosso curso segue os pressupostos da Educação Popular e a Coordenação institucional trabalha para que a certificação de conclusão do Ensino Médio credencie os participantes do curso a ampliarem suas possibilidades de acessar o mundo do trabalho.

Como é a prova do ENCCEJA?

O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. As provas são aplicadas em um único dia (geralmente em agosto), nos turnos da manhã e tarde. 

A responsabilidade pela aplicação da prova, bem como a preparação da mesma, é de responsabilidade do ente da União: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

As provas objetivas que certificam para o Ensino Médio avaliam as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Como é o curso preparatório promovido pelo Instituto Alce?

Nosso curso preparatório, assim como ocorre com a aplicação da prova, está dividido por área do conhecimento, sendo que para cada uma das áreas há um(a) instrutor(a) responsável pela preparação do material e mediação dos encontros, que podem ser presenciais ou remotos.

Neste ano de 2024 estamos realizando o curso apenas no formato online, com aulas síncronas.

Construindo vínculos e criando sinergia em sala de aula. Juntos, num mesmo objetivo
Aula de reforço escolar de português e redação aos sábados

Complementarmente às aulas previstas no cronograma da turma, mantemos um ambiente virtual de aprendizagem assíncrono onde colocamo-nos à disposição dos alunos para dúvidas bem como disponibilizamos materiais complementares à apostila. Ainda, podemos realizar plantões de dúvidas e reforço escolar, em especial para as disciplinas de português e matemática, em dias e horários a serem definidos. Esses momentos serão definidos juntamente com a turma após o início das aulas.

Reforçando que o Instituto Alce promove um curso que objetiva preparar consistentemente adultos para a prova de certificação de conclusão do Ensino Médio. Nós não fornecemos o certificado de conclusão em si, tendo em vista que não temos essa competência e habilitação. O nosso curso visa orientar e preparar os alunos para a realização da prova em âmbito nacional cuja competência é do governo federal.

Inscrição para o Curso Preparatório

Para fazer sua inscrição eletrônica no curso preparatório para a prova do ENCCEJA promovido pelo Instituto Alce, acesse o formulário abaixo.

Ratificamos que o preenchimento do mesmo e o consequente interesse em participar do curso não presume participação imediata. Entraremos em contato para dar continuidade ao processo.

Inscrição para a prova do ENCCEJA

Tão importante quanto à preparação para a prova do ENCCEJA por meio do nosso curso preparatório, reiteramos a necessidade de você realizar a sua inscrição no ENCCEJA. A inscrição para fazer a prova, cuja responsabilidade e autonomia é do Governo Federal, ocorre unicamente pelo site do INEP e efetua-se apenas de forma eletrônica. A inscrição para a realização da prova em data a ser definida pelo governo é gratuita. A única exceção quanto ao pagamento é se você se inscreveu para a prova em outros anos e não compareceu tampouco justificou a ausência.

Acesse o botão abaixo para saber mais informações sobre as inscrições, tais como publicação de editais e disponibilização do link oficial para realizar a inscrição.

Após realizar a inscrição, você terá acesso à área do participante. Nesse ambiente, você saberá o local da prova e todas as informações necessárias e oficias disponibilizadas pelo INEP para a realização da prova do ENCCEJA. Além disso, é nesse ambiente que você obterá os resultados das provas e redação.

Pra finalizar, disponibilizamos abaixo um vídeo onde é apresentada a prova da área da Matemática. Você vai perceber que seguindo alguns procedimentos e construindo uma rotina de estudos, você vai atingir o seu objetivo que é obter a certificação. Nosso time está todo comprometido em auxiliar os participantes em tudo aquilo que for necessário.

6 Comentários

  • OLÁ, IREI ME INSCREVER NA PROVA DO ENCCEJA EM MAIO, QUERIA PARTICIPAR DAS AULAS, MAS QUERIA SABER SE TEM A POSSIBILIDADE DAS AULAS ONLINE, NO SISTEMA EAD?

    • Olá! No momento, estamos disponibilizando o curso apenas no formato presencial, aqui em Porto Alegre.

  • Oi boa tarde eu me inscrever faz um mês e não tenho resposta?meu nome é Ana Karina Diaz

  • Está tudo certo com sua matrícula. Obrigado

  • Encceja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *