Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda para 2030

No ano de 2015 a ONU reuniu-se num evento chamado de Agenda 2030, onde foram promulgados os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável cujo centro do debate foi traçar um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. O encontro estabeleceu que esses objetivos buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Nestes objetivos e metas, estabeleceu-se uma visão extremamente ambiciosa e transformadora. Um mundo com o acesso equitativo e universal à educação de qualidade em todos os níveis, aos cuidados de saúde e proteção social, onde o bem-estar físico, mental e social estão assegurados.

Projeta-se com a Agenda 2030 um mundo de respeito universal dos direitos humanos e da dignidade humana, do Estado de Direito, da justiça, da igualdade e da não discriminação; do respeito pela raça, etnia e diversidade cultural; e da igualdade de oportunidades que permita a plena realização do potencial humano e contribua para a prosperidade compartilhada. 

A Coalisão Estratégia ODS reúne quatro atores-chave neste processo, cuja ação e cooperação se revelam determinantes para que o cumprimento dos ODS seja efetivo. Os atores-chave são a sociedade civil, o setor privado, os governos locais e a academia. É crucial que esta agenda seja por todos compreendida e trabalhada de forma integrada, que haja o estabelecimento de compromissos reais, o investimento de recursos, amplo monitoramento, bem com uma atuação interdependente dos setores da sociedade.

Em fevereiro de 2021 o Instituto Alce aderiu ao programa tornando-se uma das Organizações da Sociedade Civil membros da Coalisão Estratégias ODS, assumindo no ato um compromisso de seguir as diretrizes da Carta de Princípios da Rede Estratégia ODS. Confira a lista das OSC integrantes.

O que podemos fazer agora?

É chagada a hora de união de todos em prol de um mundo melhor. Encontramo-nos num momento de enormes desafios para o desenvolvimento sustentável. Bilhões de cidadãos continuam a viver na pobreza e a eles é negada uma vida digna. Há crescentes desigualdades dentro dos e entre os países. Há enormes disparidades de oportunidades, riqueza e poder. 

Este é também, no entanto, um momento de enorme oportunidade. Um progresso significativo foi feito no cumprimento de muitos desafios ao desenvolvimento. Dentro da geração passada, centenas de milhões de pessoas emergiram da pobreza extrema. O acesso à educação aumentou consideravelmente tanto para meninos quanto para meninas. A disseminação da informação e das tecnologias da comunicação e interconectividade global tem um grande potencial para acelerar o progresso humano, para eliminar o fosso digital e para o desenvolvimento de sociedades do conhecimento, assim como a inovação científica e tecnológica em áreas tão diversas como medicina e energia.

O desenvolvimento sustentável não pode ser realizado sem paz e segurança; e paz e segurança estarão em risco sem o desenvolvimento sustentável. A nova Agenda reconhece a necessidade de construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas que ofereçam igualdade de acesso à justiça e que são baseadas no respeito aos direitos humanos (incluindo o direito ao desenvolvimento), em um efetivo Estado de Direito e boa governança em todos os níveis e em instituições transparentes, eficazes e responsáveis.

A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como as metas assumidas pelo país, dependem de um esforço conjunto de diversos atores sociais e do envolvimento de um número cada vez maior de iniciativas de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos municipais, estaduais e federal.

Os objetivos traçados pela ONU e as ações do Instituto Alce

Os 17 objetivos traçados pela ONU são desmembrados em 169 metas específicas, nas quais inúmeras assemelham-se aos objetivos dos programas do Instituto Alce.

O Instituto Alce busca em suas práticas socioeducacionais intervir nas camadas mais populares e de maior vulnerabilidade social com projetos transformadores. Acreditamos que todo mundo pode aprender qualquer coisa e fazemos com que os conhecimentos compartilhados possam provocar mudanças nas pessoas. A seguir, apresentamos alguns dos objetivos da reunião da ONU com as respectivas metas. Essas metas encontram correspondência com os ideais e fins do Instituto Alce. Lutamos e acreditamos para que essas metas possam ser  plenamente atingíveis.

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *