Programa de Voluntariado

Voluntários não são pagos não porque não tenham valor, mas porque são impagáveis
Engajamento social e trabalho colaborativo

Buscamos qualificar a ação voluntária, fortalecendo laços de parcerias, solidariedade e transformação social

O que é ser voluntária(o)?

É aquela(e) que doa seu tempo, seu conhecimento e suas habilidades em uma ação social que visa beneficiar as comunidades locais.

Quem pode aderir ao Programa?

Pessoas com espirito solidário e o coração aberto a partilhas, que tenham no mínimo 14 anos de idade.

Como se dá a relação com o Instituto?

Será firmado um Termo de Adesão e serão cumpridos todos os termos previstos na Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608 de 1998).

Benefícios do Trabalho Voluntário

  • Participação em formações pedagógicas contínuas e eventos;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Descoberta de novas potencialidades;
  • Criação de novos círculos de amizades pessoais;
  • Participação na construção de realidades mais justas;
  • Comprovação de horas complementares para formação em nível de graduação e/ou diferencial para realização de intercâmbio acadêmico;
Gestão de equipes de trabalho voluntario organizado

Áreas de atuação da(o) Voluntária(o)

Respeitamos e valorizamos as diferentes características e qualificações de cada pessoa. A pluralidade enriquece nossas ações. O voluntariado pode ser realizado nas seguintes áreas:

Assessoria de Imprensa

Você é estudante de jornalismo e/ou já atua na carreira e gostaria de doar seu tempo em prol de uma causa social e na sua área de atuação? Então esta vaga é pra ti. Buscamos compor nossa equipe por pessoa residente prioritariamente em Porto Alegre e região metropolitana para participar nas ações presenciais da ONG. O papel do profissional de jornalismo é muito importante em nossa comunicação institucional através dos mais variados canais. Venha se somar ao grupo da Comunicação e Marketing do Instituto Alce e faça parte de um time engajado e comprometido.

UX Writer

Você é uma pessoa criativa, dinâmica e curte trabalhar em equipe? Venha compor nosso grupo da Comunicação apoiando a Gestão na criação de textos eficazes em nossas mídias digitais. Mantemos organizado o trabalho de toda a equipe num ambiente virtual, onde cada um desempenha um papel muito importante e dentro de suas disponibilidades e interesses.

Programa Mentoria de Carreira

Você já possui uma carreira profissional consolidada e se vê doando conhecimento e experiência a alguém que esteja iniciando uma carreira? Nossos cursos de qualificação profissional preveem um período de 6 meses de mentoria personalizada aos participantes que concluem com êxito os cursos. São momentos onde você poderá aconselhar e incentivar os jovens e adultos a ingressarem com organização e potência no mundo do trabalho.

Brechó Solidário

Itens como roupas, calçados, bolsas e acessórios, após serem coletados através de doações, passam por um processo de triagem (análise das peças, reformas, limpeza e organização). Após esse fluxo, os itens serão colocados à disposição de interessados que os adquirem ou doados novamente. Além de ser uma alternativa para captação de recursos, o Brechó Solidário possibilita também que nos aproximemos de outras instituições e pessoas para efetuar doações. O foco dessa destinação é doar roupas devidamente pensadas para uma boa apresentação pessoal, em especial para aqueles que buscam o acesso ao mundo do trabalho. Te convidamos a ser voluntária(o) deste núcleo, no qual você será responsável pela logística do processo e prospecção e fomento de parcerias para o brechó. Te inspirou a voluntariar? Vem com a gente!

Programa Tampinha Legal

Quer contribuir com ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico? Junte tampinhas e contribua com agente. Você pode fazer a coleta, higienização e organização das mesmas e agendar a entrega no ponto de coleta em nossa sede. Vamos juntos fazer o descarte adequado dos resíduos plásticos.

Outras Áreas

Quer ter uma experiência como voluntária(o) no Instituto Alce, mas não se vê nas áreas acima? Gostaria de contribuir em outras ações e áreas que sejam relevantes no que tange ao impacto social e que se aproximam mais de sua experiência de vida e interesse? Conte pra gente como. Vamos juntos fortalecer essa rede de solidariedade e responsabilidade social.

Nosso desejo é que a energia do Alce possa lhe proporcionar: firmeza, coragem, confiança e força interna fomentados por meio de vivências em ações de responsabilidade social.