Certificação de Conclusão do Ensino Médio

Certificação de Conclusão do Ensino Médio

Certificação de Conclusão do Ensino Médio

Rubem Alves

Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim "affetare", quer dizer "ir atrás". É o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.

Com essa breve reflexão, podemos verificar no pensamento de Rubem Alves a interdependência entre ensino e afeto. E quando lidamos com um público cuja autoestima, especialmente no que tange a escolaridade, encontra-se afetada, vale ainda mais a presença do afeto em prol da qualidade na aprendizagem. Nossos projetos possuem como público alvo jovens adultos em condições de vulnerabilidade social, onde na maioria dos casos não possuem uma escolaridade adequada com a idade. Nesse sentido, muitos já crêem que não possuem potencialidades cognitivas e condições de retomarem os estudos. E é nesse cenário que o afeto insere-se como uma ação de extrema relevância. Além disso, uma abordagem sistêmica que integre práticas para que os estudantes trabalhem com questões comportamentais e de autoestima minimizam os riscos de evasão dos cursos.

Por experiência de nosso time de instrutores e equipe pedagógica, sabe-se que a evasão em cursos de EJA é muito alta e uma abordagem tradicional pautada apenas na transmissão de conteúdos de uma forma desconexa com a realidade tende a contribuir para essa evasão. Nossa meta é transformar o espaço de sala de aula num ambiente de trocas de experiências e construção de conhecimentos de forma consistente que torne o estudo atrativo para os jovens adultos.

Nossa proposta pedagógica, tanto em cursos de qualificação socioprofissional como nos de certificação de conclusão do Ensino Médio, busca inserir na prática uma formação humana e emocional. Nossa ideia é tornar o ensino significativo e relevante para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes. Uma de nossas ações é integrar ao curso preparatório para certificação do Ensino Médio formações de qualificação socioprofissional. Acreditamos que um projeto que fortaleça a autoestima e promova a qualificação socioprofissional concomitante à preparação para provas de certificação do ensino médio possa viabilizar novas oportunidades

Curso preparatório para prova do encceja. certificação de conclusão do ensino médio
Curso preparatório para prova do ENCCEJA
A Certificação de Escolaridade cria novas possibilidades de emprego

Vivemos atualmente uma crise econômica que afeta a empregabilidade em todos os níveis. Acreditamos que novas possibilidades de emprego possam surgir na medida em que as pessoas busquem o conhecimento e avancem em seus estudos. A certificação do Ensino Médio é um fator muito importante na busca por recolocação profissional e novas oportunidades.

Diante dessa realidade, sabe-se que a baixa escolaridade, aliada ao avanço na idade, tende a dificultar a busca por emprego. Estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015 mostra que a taxa de desemprego entre pessoas que não concluíram o ensino médio é quase o triplo da taxa entre pessoas que terminaram o ensino superior. Nos dias de hoje, esse fato é ainda mais relevante devido às altas taxas de desemprego de uma forma geral em todos os níveis. Segundo o estudo da OCDE, entre as pessoas de 25 a 64 anos de idade que têm diploma de graduação, a taxa média de desemprego é de 5,3%. Já entre os que não concluíram o ensino médio a taxa sobe para 13,7%. Ainda, a pesquisa constatou que entre os mais jovens, com 25 a 34 anos de idade, um em cada seis não possui habilidades consideradas essenciais para se desenvolver na sociedade atual, como domínio de conteúdos de matemática e de língua materna esperados para alguém que conclui o ensino médio.

Vemos que o avanço na escolaridade tende a fazer com que novas possibilidades de emprego surjam. Esse é o nosso propósito no projeto de certificação de conclusão do Ensino Médio, possibilitar o resgate da autoestima e a elevação das expectativas quanto a busca pelo emprego.

Projeto de Certificação de Conclusão do Ensino Médio

O Instituto Alce possibilita a jovens e adultos em condições de vulnerabilidade a preparação para a prova de certificação do Ensino Médio através da estruturação de cursos populares. O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é a prova aplicada anualmente de competência do Ministério da Educação. O ENCCEJA é composto por quatro provas que são aplicadas durante um final de semana (geralmente agosto). Atingindo a média nesse exame, o candidato considera-se como com Ensino Médio completo. Para atuar no apoio aos jovens e adultos, o Instituto Alce promove cursos preparatórios. Saiba mais como participar do Curso Preparatório para a prova do ENCCEJA.

O Instituto Alce conta com instrutores experientes na preparação de jovens e adultos para as provas do ENCCEJA e entende que a certificação é um passo importante na vida profissional dos estudantes. A equipe pedagógica adota a concepção da educação popular na estruturação do curso, pois entende que toda a trajetória de vida e cultural dos alunos deve ser levada em consideração nos ambientes de aprendizagem. Conforme Ministério da Educação, no documento Marco de Referência da Educação Popular para as  Políticas Públicas, a Educação Popular a um só tempo é uma concepção prático-teórica e uma metodologia de educação que articula os diferentes saberes e práticas, as dimensões da cultura e dos direitos humanos, o compromisso com o diálogo e com o protagonismo das classes populares nas transformações sociais. 

De acordo com o Marco de Referência, o processo educativo, se dialógico e conscientizador, procurará sempre ser transformador da realidade e do mundo. Buscará construir novas relações econômicas, sociais, culturais, ambientais, baseadas na igualdade, na fraternidade, na justiça. Esse é o contexto no qual nosso curso insere-se. Uma construção coletiva que incentiva o diálogo e as trocas de experiências como elementos propulsores para o crescimento cognitivo de todos.

Nesse ambiente totalmente democrático de ensino e aprendizagem, mudam as relações, as pessoas, e as relações entre as pessoas, não deixando prevalecer o egoísmo, o individualismo, o sexismo, os preconceitos e a discriminação. Um processo educativo apoiado na Educação Popular procurará tornar as pessoas sujeitos de direitos, protagonistas dos seus destinos e contribuintes na transformação. 

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