Qualificação Socioprofissional e Aprendizagem

Aplicamos metodologias inovadoras com alto impacto na produtividade e na empregabilidade

Contribuindo para o aumento da produtividade e da empregabilidade.

Conforme Organização Internacional do Trabalho, a qualificação é reconhecidamente um desafio tanto para os jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho, na condição de aprendizes, quanto para os trabalhadores que já estão no mercado e necessitam qualificar-se para novas tarefas, novas funções ou mesmo novos empregos.

Curso presencial preparatório para prova do ENCCEJA

Projetos

Nossos projetos se apresentam como forma de integrar o público assistido com vistas a promoção de cidadania, a partir de espaços de valorização da vida. Fundamentamos nossa proposta pedagógica para que jovens e adultos reativem e resgatem a autoestima e a confiança no que tange a busca pelo conhecimento, alimentados por um aprendizado libertador.

Oferecemos cursos e treinamentos que estimulam a colaboração, a comunicação, a criticidade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com o intuito de fomentar a empregabilidade e promover a conscientização ambiental, a inclusão digital e a construção de projeto de vida.

curso de alfabetização funcional para adultos

Alfabetização Funcional ampliando as possibilidades de aprendizagem

O analfabetismo funcional está relacionado com a dificuldade de organização de ideias e do pensamento para produção textual e problemas matemáticos mais elaborados, muito embora o indivíduo seja tecnicamente alfabetizado.

A qualificação funcional atribui à alfabetização um caráter instrumental, que vai além do domínio de capacidades elementares. Busca-se na aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática uma ligação ao desenvolvimento de certas capacidades relacionadas à vida adulta e à tomada de decisões.

curso preparatório para a prova do encceja

Certificação do Ensino Médio criando novas oportunidades

O Instituto Alce possibilita a jovens e adultos em condições de vulnerabilidade a preparação para a prova de certificação do Ensino Médio através da estruturação de cursos populares. Levamos em consideração toda a trajetória de vida e cultural das(os) alunas(os) nos ambientes de aprendizagem. 

A taxa de desemprego entre pessoas que não concluíram o ensino médio é quase o triplo da taxa entre pessoas que terminaram o ensino superior.

Tornamos o ensino significativo e relevante para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, possibilitando o resgate da autoestima e a elevação das expectativas quanto a busca pelo emprego. 

cursos livres na área da construção civil

Curso Instalador Sistema Drywall

O curso capacita alunos a trabalhar na área da construção civil como instalador do sistema construtivo Drywall, realizando a execução de projetos de paredes e forros, reparos, fixação de luminárias, colocação de caixas de espera para instalação de interruptores e tomadas. 

foco no acesso qualificado ao mundo do trabalho

Oficinas e Ciclos de Palestras

A educação e a qualificação socioprofissional inserem-se como pilares fundamentais para minimizar as taxas de desemprego. Nós do Instituto Alce, acreditamos que formações qualificadas para jovens e adultos, especialmente para aqueles que detêm menores chances de obterem uma vaga no mercado de trabalho formal, seja um caminho viável para a prática da inclusão produtiva. 

Interessou-se por um dos Projetos?

Preencha o formulário de contato nos informando qual projeto tens interesse que retornaremos com maiores informações.