Roda de Terapia Comunitária nas escolas como promoção da Cultura de Paz
O Instituto Alce é uma organização assistencial com fins socioeducacionais que tem por finalidade promover a cidadania e prestar apoio e orientação que desencadeiem mudança nas pessoas. Um dentre os fins do Instituto é a promoção de ações de cultura de paz, na qual um dos projetos é a Roda de Terapia nas Escolas.
A roda de terapia proporciona empoderamento dos sujeitos e uma maior humanização na comunidade escolar. Essa prática estimula a convivência e a diminuição da exclusão social.
Com relação a cultura de paz, a mesma preconiza a importância da interação social, baseada nos princípios da liberdade, democracia, tolerância e solidariedade. Busca-se rejeitar a violência e prevenir conflitos ao atacar suas raízes e resolver os problemas por meio do diálogo e da negociação. Esta prática promove aos sujeitos a garantia do pleno exercício dos direitos e os meios para participar do desenvolvimento de sua sociedade.
Como sintetiza o diretor-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, na introdução do documento Mainstreaming the Culture of Peace, publicado em 2002, a construção da cultura de paz significa justiça e equidade para todos, como base para se viver em harmonia e sem violência.
A Roda de Terapia Comunitária em Ambientes Escolares
O ambiente escolar não tem, muitas vezes, alcançado os seus objetivos em relação à educação integral do sujeito, cujo propósito seria prepará-lo para a vida (que exige muito mais do que preparar para provas) e para as relações interpessoais. Nessas situações, desconsidera-se o conhecimento da realidade e do contexto sociocultural do aluno. O Instituto Alce acredita na Terapia Comunitária no ambiente escolar, como um espaço integrador e acolhedor, de suma importância para propiciar a todos a prática do diálogo, do ouvir, da diversidade e do respeito, vivenciando seus próprios sentimentos e os do próximo.
A Terapia Comunitária é uma técnica realizada em grupo em que ocorre uma partilha de experiências de vida, realizada de forma Horizontal e Circular, promovendo a fala de cada participante e tornando cada um deles o terapeuta do outro e de si mesmo. De acordo com Dr. Adalberto Barreto, criador da Terapia Comunitária, na roda de terapia os indivíduos tornam-se co-responsáveis na busca de soluções e superações dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso.
Não se trata de ficar somente à espera de intervenções externas ao ambiente escolar para resolução dos conflitos. Entendemos que vale muito mais o investimento da própria escola no capital sociocultural do indivíduo excluído, de baixa autoestima e, muitas vezes, em condições de vulnerabilidade social. É preciso colocar esse sujeito como ator de seu próprio destino para tornar-se co-responsável na construção de uma sociedade mais igualitária, sendo capaz de fazer suas escolhas críticas em busca de sua autonomia.
Faz-se necessário investir em políticas sociais capazes de promover e consolidar os laços afetivos e sociais, capazes de fazer surgir um sentido de pertença cultural inscrita numa comunidade de vida. Sair dos espaços para investir mais nos laços, ultrapassar o modelo individual, onde a solução de todos os males é esperada de um indivíduo externo ou do político. Precisamos estimular movimentos participativos em que cada um dê sua contribuição, o que permite paralelamente ao grupo desenvolver-se no conjunto como um todo. A perda da estima de si é um estado de privação em relação ao próprio saber. É importante iniciar e desenvolver os espaços de restauração da identidade onde a palavra liberta.
Nenhuma transformação social pode triunfar se não for precedida de uma revolução nas mentes e nos corações.
Parcerias
De acordo com o Estatuto Social, o Instituto Alce poderá firmar contratos, convênios, termos de adesão ou termos de parceria e articular-se, pela forma conveniente, com pessoas físicas ou órgão ou entidades, públicas ou privadas.
O Projeto de Roda de Terapia Comunitária nas escolas como promoção da Cultura de Paz pode ser implementado nos seguintes formatos:
- O Instituto Alce executa o projeto nos ambientes escolares e não escolares; ou
- Oferecemos formações técnicas para equipes pedagógicas, professores e demais profissionais que atuam com crianças, adolescentes e jovens adultos.
Ficou interessada(o)? Maiores detalhes sobre a implementação do projeto e possíveis parcerias, entre em contato com agente.