Espaço de acolhimento, fala e escuta.
A roda de terapia comunitária proporciona empoderamento dos sujeitos e uma maior humanização nas relações
A Roda de Terapia Comunitária funciona como base para o desenvolvimento de redes sociais solidárias, reforço da identidade e diversidade cultural das comunidades, trabalhando perdas, crises, e valorizando as competências do indivíduo e da família.
A essência da Roda de Terapia está no diálogo. Essa prática permite que o indivíduo expresse o seu Eu através da ação. Uma vez que todos os indivíduos são sujeitos materiais, a ação permite uma catarse do seu interior, seja através do corpo, da fala ou da arte. Isso incita o autoconhecimento e a conscientização, como base para um sentimento de felicidade e a quebra de estigmas e preconceitos através do contato com o outro.
Não. A Roda de Terapia Comunitária não concentra sua ação na patologia, prerrogativa dos profissionais da saúde mental. Ela se propõe a suscitar uma dinâmica que possibilite a partilha de experiências e a criação de uma rede de apoio aos que sofrem.
A Roda de Terapia Comunitária centra seu foco no acolhimento coletivo do sofrimento das pessoas. É um grupo terapêutico, pois acolhe de forma calorosa as dores da alma. Ela é uma ação cidadã que transcende classes sociais e credos. Nossas Rodas buscam soluções a partir do diálogo e das vivências partilhadas dentro do próprio grupo.
Criador da Terapia Comunitária
O ambiente escolar não tem, muitas vezes, alcançado os seus objetivos em relação à educação integral do sujeito, cujo propósito seria prepará-lo para a vida e para as relações interpessoais.
Considerando a importância da interação social, baseada nos princípios da liberdade, democracia, tolerância e solidariedade, o Instituto Alce se propõe a implementar este projeto, com o viés de promover a cultura de paz nas escolas.
Nós acreditamos na Roda de Terapia Comunitária no ambiente escolar como um espaço integrador e acolhedor, de suma importância para propiciar a todos a prática do diálogo, do ouvir, da diversidade e do respeito, vivenciando seus próprios sentimentos e os do próximo.
A partilha, o diálogo e a afetividade servem como fatores propulsores para afirmação de direitos, formação da cidadania, inspiração para os princípios da liberdade e ideais de solidariedade humana.
Buscamos criar espaços de trocas de experiências onde a fala e a escuta atuam terapeuticamente.
A Roda de Terapia Comunitária com grupos de idosos contribui na melhora da qualidade social de vida, com elevação do senso de dignidade, autonomia e autoestima.
Valorizam-se os saberes produzidos pela experiência de vida de cada uma, rompendo com preconceitos e fatores limitantes.
A ideia da formação do grupo de mulheres é estimular a criatividade na construção de seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos, acreditando no potencial da coletividade e competência das mulheres em se autogerir. Possibilitamos uma dinâmica de inclusão e empoderamento.
Uma construção coletiva composta por colaboradores engajados em ações de responsabilidade social.
Confira nosso conteúdo e novidades sobre nossos projetos e resultados de impacto. Acesse o Blog do Instituto Alce.
Onde estamos: Rua Ângelo Antonelo, nº 93. Centro, Farroupilha/RS.
contato@institutoalce.org.br