O que é ESG e como ela se relaciona com as Organizações da Sociedade Civil?

O que é ESG e como ela se relaciona com as Organizações da Sociedade Civil?

O que é ESG e como ela se relaciona com as Organizações da Sociedade Civil?

Não é segredo para ninguém que as empresas vêm se tornando cada vez mais engajadas e comprometidas com ações sociais e ambientais dentro da sua atuação. Foi-se o tempo no qual uma empresa era tida como uma instituição alheia à sociedade, na qual deixava de atuar em áreas importantes no qual estavam baseadas. O fato é que as empresas estão presentes cada vez mais no dia a dia das pessoas e seus consumidores e acionistas cobram cada vez mais pela responsabilidade social dentro de suas ações, como no dado analisado uma pesquisa da IBM-IBV, onde 43% dos consumidores globais estão dispostos a pagar a mais por empresas que geram um impacto ambiental e social positivo.

A partir dessas percepções do mercado e das urgências que a sociedade exige, remonta o conceito ESG, que entra nas discussões corporativas e do noticiário cada vez mais. Mas, afinal, o que significa essa sigla? E como o Instituto Alce se encaixa nesse contexto? Vamos explicar todos detalhes nesse texto!

O que é o ESG?

A sigla surgiu pela primeira vez a partir de uma rede internacional de instituições financeiras ligada à ONU chamada de Principles for Responsible Investment (PRI) entre meados de 2005. Foi a partir de um dos relatórios fundadores do grupo que acabou cunhando o termo ESG, que é a sigla para Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança).

Em termos gerais, a sigla é utilizada como uma forma de classificação dos investimentos empresariais que têm o foco no desenvolvimento ambiental, social e organizacional da sociedade no qual ela está inserida. Para ter uma noção do aumento no interesse nesse tipo de investimento, o Governance & Accountability Institute (apud GILLAN, KOCH, STARKS, 2021) afirma que “em 2018, 86% das empresas do S&P 500 divulgaram relatórios de sustentabilidade ou responsabilidade corporativa em comparação com pouco menos de 20% em 2011.”

Isso deixa escancarado que há uma nova maneira do pensamento corporativo em entender e desenvolver suas comunidades, colhendo frutos para um futuro melhor e mais sustentável.

Mas como as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) entram nisso?

As OSCs são a parte fundamental do investimento sustentável. É desta maneira que muitas empresas escolhem investir seus recursos para os fundos de ESG, no qual as ONGs trabalham em prol de uma causa ambiental ou social que estão alinhados diretamente com os valores da empresa ou que tenham um impacto social direto na comunidade a que a empresa pertence.

Um exemplo no qual o Instituto Alce se insere dentro dessa temática, e que é motivo de orgulho, pode ser visto com a parceria que mantemos com o Golden Center Shopping de Fábrica. O centro atacadista, atuante no ramo da moda em Farroupilha/RS, mobiliza suas equipes em prol da causa social do Instituto Alce. A equipe diretiva do empreendimento incentiva todos colaboradores da instituição a fazerem parte do trabalho. Uma das ações em plena execução refere-se ao Programa Tampinha Legal, no qual o Golden credencia-se como um ponto de coleta de tampinhas plásticas e participa ativamente deste programa socioambiental.

ESG: Golden Center Shopping das Fábricas. Farroupilha/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *