Nunca é tarde para aprender

Nunca é tarde para aprender

Nunca é tarde para aprender

Idosa aprende a ler e escrever em cidade de Goiás

Aos 90 anos, Natália Teodolina da Silva, moradora de Senador Canedo (GO), aprendeu a ler e escrever. Ela não pôde estudar quando era mais jovem, pois foi proibida por seu pai, que tinha receio dela escrever cartas para namorados. Depois disso, casou-se, dedicou-se aos 11 filhos e ao trabalho na área rural, com o corte de cana e seleção de grãos.

Natália é viúva há 26 anos, e no final de 2022, iniciou os estudos no Curso Alfabetização e Família, já aprendendo a assinar o seu nome, escrever a própria idade, soletrar e formar palavras. De acordo com suas próprias palavras “Não escrevo muito bonito não, mas ponho o pau pra quebrar, de pouco em pouco a gente chega lá”. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) disponibiliza um carro que busca e leva os alunos para casa, para assistirem às aulas, que ocorrem de segunda e sexta-feira (o curso tem duração de 4 a 6 meses e tem 6 horas de aula por semana). 

O Projeto Alfabetização e Família, ocorre no estado de Goiás, e está disponível para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo é universalizar a alfabetização e elevar a escolaridade das pessoas dos municípios atendidos pelo Programa Goiás Social, que tem o maior indicador de analfabetismo por domicílio, de acordo com o Índice Multidimensional de Carência Familiar – IMCF.  

Nosso mundo está repleto de desafios e histórias, como a da senhora Natália Teodolina da Silva, que enfrentou as barreiras impostas por seu passado, e que servem como um grande exemplo para todos nós. O conhecimento é uma ferramenta muito poderosa e é capaz de transformar vidas. Nunca é tarde para seguir as nossas vontades, pois a idade não deve ser vista como um empecilho para o crescimento pessoal e para superar os desafios. Com determinação e coragem, podemos alcançar conquistas incríveis.

Nosso Curso Preparatório para o ENCCEJA e o Curso de Alfabetização Funcional para Adultos buscam atingir as camadas populares com o intuito de fazer com que a educação amplie as oportunidades profissionais e eleve a autoestima dos participantes. Acreditamos na potência que a educação pode gerar e desejamos que o exemplo de vida da Doda Natália da Silva sirva como exemplo para impactarmos cada vez mais a vida das pessoas através da educação e da qualificação socioprofissional.

Educação e Alfabetização de adultos como resgate da autoestima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *