Dicas da Nutri para as Festas de Final de Ano

Dicas da Nutri para as Festas de Final de Ano

Dicas da Nutri para as Festas de Final de Ano

A alimentação saudável é fundamental para a nossa saúde, é por isso que nós do Instituto Alce buscamos por informações de qualidade para compartilhar com os nossos leitores. Nossa assessora de imprensa, Talita Farias, realizou ao longo do mês entrevistas com especialistas da área, com auxilio da nossa Coordenadora de Comunicação e Marketing, a Renata Pereira
 
Nós tivemos a oportunidade de entrevistar a nutricionista Caroline Ramalho.  Ela é uma profissional comprometida com a saúde e o bem-estar das pessoas, e está sempre compartilhando dicas e informações importantes em seu Instagram @carolramalho.nutri. A seguir, vocês podem acompanhar como fio a entrevista e ver as dicas super importantes que ela deu, principalmente para essa época do ano, que está cheia de festas de confraternização e outras típicas de final de ano. Foi um prazer conversar com a Dra Caroline Ramalho, aprendemos muito com as informações que  ela nos passou.
Talita Farias: Quais são as principais recomendações para manter uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano?

Caroline Ramalho: Para não cometer exageros e sair comendo tudo o que vê na ceia, não vá ao evento com fome. Distribua bem as refeições ao longo do dia, assim, será mais fácil controlar e tomar os devidos cuidados com a alimentação durante a festa.

T.: Como equilibrar a ingestão de calorias durante as festividades sem comprometer a saúde?

C.: Não ficar muitas horas sem comer. Coma normalmente ao longo do dia, independente do horário da festa. Ficar sem comer ao longo do dia pode fazer com que você coma exageradamente durante a festa e faça escolhas mais calóricas.

T.: Quais estratégias você sugere para lidar com a tentação de alimentos ricos em gorduras e açúcares nas festas?

C.: Faça boas escolhas, opte por alimentos mais saudáveis e menos calóricos, como frutas, legumes e vegetais, que possuem fibras, vitaminas e minerais. Castanhas e nozes também são ótimas opções, típicas das festas de fim de ano, oleaginosas são muito nutritivas e contém antioxidantes e gorduras boas (sem exageros).

T.: Existe uma abordagem específica para equilibrar as refeições em eventos sociais sem abrir mão do prazer de comer?

C.: Não existe alimento ruim e sim a frequência e a quantidade inadequada. Não precisa ter medo ou se restringir de comer o que gosta, mas se atente na qualidade e quantidade dos alimentos.

T.: Quais são os benefícios de incluir alimentos mais leves e nutritivos nas ceias de Natal e Ano Novo?

C.: A primavera e o verão são as estações do ano em que ocorre maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Incluir uma alimentação mais saudável e leve durante as ceias de fim de ano, além de evitar efeitos indesejados como: enjoos, náuseas e diarréias, evitará também a alta ingestão de calorias, que podem gerar o aumento de gordura e, consequentemente, contribuir para o sobrepeso, a obesidade, aumentar a incidência de doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, hipertensão e alguns tipos de neoplasias.

T.: Existem estratégias para evitar o ganho de peso durante o período festivo sem abrir mão das delícias típicas dessa época?

C.: Observar as opções disponíveis. Quanto maior a variedade de alimentos e preparações disponíveis, maiores as chances de comer de forma inconsciente. Observe as opções e escolha o que realmente lhe interessa. 

T.: É possível desfrutar das sobremesas festivas sem comprometer a saúde? Quais substituições são sugeridas?

C.: Sim, é super possível! Dar sempre preferência as frutas ou sobremesas feitas com frutas. Escolha, sem exageros, o que mais tem vontade de comer e monte seu prato com base nisso e no que fará melhor para você.

T.: Quais são os alimentos mais indicados para incluir em pratos típicos de festas de fim de ano de maneira saudável?

C.: Comece com um belo prato de salada. Folhas, verduras e legumes devem ser ingeridos em maiores quantidades, porque, além de serem mais saudáveis, você acaba deixando menos espaço no prato e no estômago para os demais alimentos. Troque as carnes gordas por cortes magros, aves e peixes. Evite ou não exagere nas bebidas alcoólicas, pois são extremamente calóricas, prefira água ou suco, do que refrigerante.

T.: Qual é a importância de manter a atividade física durante as festas e como isso pode contribuir para uma alimentação equilibrada?

C.: Não abandonar a rotina de alimentação saudável e atividade física é fundamental durante as festas de fim de ano, já que se come e bebe mais do que o habitual. Praticar atividade física nesse período, além de diminuir o estresse do dia a dia, aumenta o gasto calórico e com isso evitará o ganho de peso indesejado.

T.: Quais dicas você daria para uma transição mais suave de volta à rotina alimentar normal após as festas de fim de ano?

C.: Nada de compensar o exagero ficando sem comer. Não se culpe, mas também não se acomode. Após a ceia, retome a rotina e os cuidados com a alimentação, beba muita água e pratique atividade física.

Artigo produzido por:

Renata Pereira

Coordenadora de Comunicação e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *