Cultura do Voluntariado

Cultura do Voluntariado

Cultura do Voluntariado

O Trabalho Voluntário inspira a constituição do Instituto Alce

A partir da inquietação no que tange a busca pela equidade social, uniram-se esforços e pessoas com o mesmo propósito: a tão esperada transformação e concretização de um sonho de criar uma Instituição de impacto social. Eis que no dia 24 de outubro de 2019 nasce o Instituto Alce, uma organização de direito privado, na forma de sociedade civil e sem fins lucrativos, atuando nas políticas de caráter assistencial e educacional.

A caminhada de cada um dos idealizadores e das pessoas que vêm se somando a causa do Instituto Alce traz consigo um elemento comum: o trabalho voluntário como uma prática de vida. Conheça mais sobre a nossa história: acesse aqui

Essa prática que passa de geração para geração assume uma perspectiva de tal importância em nossas vidas que cria um conjunto de valores, crenças e hábitos que se tornam elementos constitutivos do nosso Ser. Cada um dos colaboradores que se somam a nós carregam dentro de si essa chama do voluntariado.

O Programa de Voluntariado do Instituto Alce

A mobilização social é necessária para oportunizar melhorias na comunidade. Mas como engajar pessoas para que se envolvam com a transformação da educação em seus vários aspectos e com a qualidade de vida de uma sociedade como um todo?

É nesta premissa que surge o Programa de Voluntariado do Instituto Alce, pois acreditamos que as pessoas são peças fundamentais na construção da transformação social, propondo soluções que tratam da coletividade e que promovam a tão esperada revolução nas mentes e nos corações das pessoas.

Portanto, o Instituto Alce acredita que a(o) voluntária(o) é um recurso, uma peça-chave no fortalecimento da sociedade, fazendo parte da história e da conquista dos sonhos da Instituição. É nesse compromisso social com espírito altruísta e coletivo que te convidamos para ser voluntária(o). Nós possuímos algumas categorias predefinidas de voluntariado. Mas também estamos abertos a te escutar e saber em qual área você gostaria de se desenvolver a partir de um trabalho voluntário.

Quando você se doa, você cresce

Conforme livro “Meu Livro da Consciência”, de Tadashi Kadomoto, ser solidário é tirar o foco de si mesmo para colocar o foco no outro. É praticar a empatia e tentar entender o que está no coração do seu próximo.

Ser solidário é saber que não precisa de muito para ser feliz. Ser solidário é se livrar do egoísmo, da inveja e da urgência de priorizar apenas os próprios desejos.

É se incomodar quando alguém não está bem e ter a vontade real de ajudar a melhorar a vida daquela pessoa. É usar o seu tempo para dar atenção.

Quem é solidário é forte. Pessoas frágeis são aquelas que acham que se doarem algo, terão um pedaço faltando. Na verdade, quando você se doa, só tem a crescer!

Vamos juntos fazer a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *