Andragogia: a busca pela educação na vida adulta

Andragogia: a busca pela educação na vida adulta

Andragogia: a busca pela educação na vida adulta

A Educação na Vida Adulta

Estamos em busca de novos aprendizados e de aprimorar nossas habilidades o tempo todo. Ainda assim, é necessário compreender as particularidades da aprendizagem na vida adulta. E é nesse momento que podemos buscar os princípios da andragogia para nos auxiliar. Agora, vamos descobrir o que é andragogia, seus princípios e como podemos utilizá-la com base nas nossas experiências.

O que é Andragogia?

Andragogia é a arte e ciência que orienta adultos no processo de aprendizagem. Parte do princípio de que os adultos trazem consigo uma bagagem de experiências pessoais e profissionais que não pode ser descartada no processo de aprendizagem. O conceito foi popularizado por Malcolm Knowles, um importante educador, que enfatizou que os adultos aprendem de maneira diferente das crianças.

Na idade adulta, o indivíduo é autônomo, assim a aprendizagem não pode mais ser vista a partir de meras transmissões de informações e conhecimentos impostos pelo professor, e sim a partir de sua vivência, conhecimentos e da necessidade que tem de aprender o que lhe faz falta (Freire, 1996).

6 princípios fundamentais da Andragogia
  1. Necessidade de aprender: o adulto será estimulado a aprender quando sentir necessidade de aplicar soluções em problemas reais de sua vida.
  2. Autoconhecimento: no processo de amadurecimento de um adulto, seu entendimento sobre si mesmo, saber suas dificuldades e pontos fracos, são extremamente importantes para descobrir qual o melhor caminho a seguir, sem depender de terceiros.
  3. Experiência: trazendo uma bagagem de experiências, o adulto se sente mais disposto a aprender com situações reais do seu dia a dia.
  4. Autonomia: os adultos são mais motivados nos seus processos de aprendizagem, quando podem escolher o que, quando e como aprender.
  5. Orientação: o adulto aprende melhor quando as situações apresentadas são corriqueiras no seu dia a dia.
  6. Motivação: a motivação interna do adulto é mais eficiente do que a motivação externa, quando seus objetivos pessoais e profissionais são prioridade.
Onde podemos aplicar a andragogia?

A andragogia pode ser aplicada de várias formas, como no ensino básico, ensino superior, ensino EAD, treinamentos corporativos, cursos e etc. Agora vamos falar como a andragogia pode contribuir para a educação corporativa.

Educação corporativa:

A educação corporativa tem como objetivo divulgar conhecimento dentro da empresa para desenvolver habilidades e competências dos colaboradores. A andragogia pode auxiliar da seguinte maneira:

  • Contribuir para os colaboradores de forma prática com situações que ocorrem no dia a dia. 
  • Estimular o colaborador a ter autonomia através do conhecimento.
  • Apresentar formas de ensino adequadas para melhor absorção do aprendizado.

 

A andragogia nos apresenta junto com a sua abordagem de ensino, uma forma diferente de ver o mundo, possibilitando o adulto a enriquecer o seu processo de aprendizagem com suas bagagens e experiências de vida. Podemos olhar para a andragogia como um guia do adulto em busca do conhecimento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *