Práticas de Excelência de Mentoria

Práticas de Excelência de Mentoria
Atualizado em: 23/09/2023

Práticas de Excelência de Mentoria

Ser e agir como um/a mentor/a autêntico/a requer ações diárias para a criação e manutenção da confiança, tanto da parte do/a mentorado/a quanto de outras partes envolvidas, se houver. Todo/a mentor/a autêntico/a deve dar ênfase especial à excelência de seus comportamentos e condutas, a fim de realizar as funções dele/a esperadas, de forma diferenciada em relação a outros indivíduos que porventura se intitulem mentores, mas não pratiquem a essência do mentoring nas atividades que divulgam fazer.

Sendo assim, o/a mentor/a autêntico/a:

  • Atuará dentro dos limites da sua competência profissional. Quando apropriado, sugerirá ao/à mentorado/a recorrer a um/a mentor/a mais experiente ou a um/a profissional de outra área que tenha qualificação para atender às necessidades do/a mentorado/a.
  • Deverá demonstrar domínio de um método para realizar o processo de mentoring autêntico.
  • Trabalhará com o/a mentorado/a para entender as necessidades deste/a e evitar impor soluções com base nas preferências e desejos pessoais do/a próprio/a mentor/a autêntico/a.
  • Se entender que, ao longo da experiência de mentoring autêntico, o/a mentorado/a, em vez de se tornar gradativamente independente, está criando dependência quanto ao/à próprio/a mentor/a autêntico/a, deverá esclarecer que a condição de dependência é indesejável e estimular o/a mentorado/a para assumir responsabilidade sobre o seu desenvolvimento e se tornar independente.
  • Dedicará esforços para reconhecer problemas pessoais seus que possam prejudicar, conflitar com ou interferir no seu desempenho na aplicação do mentoring autêntico e considerará, de acordo com a situação, a conveniência de suspender ou terminar o atendimento ao/à mentorado/a.
  • Para melhorar a sua prática, avaliará, de forma sistemática e contínua, a qualidade e a relevância do seu trabalho, por meio do feedback recebido dos mentorados e, se for o caso, de outras partes interessadas, além de realizar autoavaliações.

Maria Estela, natural de São Paulo, é nossa Mentora de Carreira e desenvolveu o Programa de Mentoria do Instituto Alce a partir de formação em Mentoring Autêntico

Artigo produzido por:

Maria Estela

Mentora Profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *