O que é o Programa Tampinha Legal

O Programa Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016 na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico.

Você quer fazer parte deste time?

O Instituto Alce aderiu ao Programa como entidade assistencial e você pode ajudar coletando as tampinhas e entrando em contato para agendar a entrega. Além de contribuir com uma causa de impacto socioambiental, você estará ajudando o Instituto a manter uma das fontes de recursos que ajudam a dar vida aos projetos. Junte-se a nós! Junte tampinhas!

Empresas com políticas de ESG engajadas no programa tampinha legal

Empresas Parceiras

O Programa Tampinha Legal também oportuniza o atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e as práticas de ESG. O centro atacadista Golden Center, atuante no ramo da moda em Farroupilha/RS, é um exemplo.
A força do trabalho voluntário move o Instituto Alce

Missão do Programa

Motivar, inspirar e conectar vários segmentos da sociedade através de ações modificadoras de comportamento de massa a fim de aumentar os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos.

O Impacto do Programa

A coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, explica que o programa tem o objetivo de engajar a sociedade na coleta de todos os tipos de tampas plásticas, junto da indústria do plástico. “Toda a comunidade pode se envolver de diversas formas, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa, que tem caráter educativo. 

Há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, que reflete no aumento da qualidade de vida de todos”, explica Simara. O Tampinha Legal, em um formato inovador, faz a Economia Circular acontecer em um modo dinâmico, alegre e motivador.

Parcerias com escolas para doação de tampinhas
ESG: Golden Center Shopping das Fábricas. Farroupilha/RS
Engajamento de voluntários para arrecadação de tampinhas