Princípios da Mentoria Profissional
Mentoring Autêntico (ou Mentoria Autênctica) é uma experiência relacional em que uma pessoa (mentor/a autêntico/a), com base em seu saber e experiência, estimula e influencia outra pessoa (mentorado/a) a ganhar conhecimento, ter segurança emocional para realizar o que necessita e adaptar-se ao ambiente em que precisa atuar.
Nesse espaço de confiança mútua e estabelecimento de vínculos é essencial que se sigam princípios, que são a base do Programa de Mentoria do Instituto Alce:
- Assumir uma atitude não-julgadora, ajudando a criar um clima seguro e de acolhimento do/a mentorado/a.
- Fazer uso de técnicas e praticar, junto ao/à mentorado/a, a escuta ativa, de forma empática e reflexiva, sem expressar julgamentos e juízos de valor.
- Comportar-se de forma respeitosa, sem arrogância, mantendo uma conduta que permita ao/à mentorado/a sentir-se em condição igualitária, não hierárquica, de parceria e relacionamento.
- Agir de acordo com as leis aplicáveis e de forma alguma encorajar para ou colaborar com qualquer ato desonesto, ilegal, não profissional ou discriminatório.
- Monitorar a sua comunicação falada, escrita e não-verbal acerca de preconceitos e discriminações implícitas.
O mentor/a autêntico/a deve garantir que durante todo o processo de mentoring, o relacionamento deve ser harmonioso e respeitoso, livre de quaisquer tipos de ofensas, difamação, exploração, discriminação, intimidação, assédio e violência verbal e não verbal. Entre as condutas esperadas do/a mentor/a autêntico/a estão a cordialidade, a equidade, o decoro, o respeito, o profissionalismo e a moralidade.
Na fase de conclusão da experiência de Mentoria Autêntica formal, o/a mentor/a autêntico/a deve conversar sobre os resultados alcançados, avaliar as necessidades futuras do/a mentorado/a e, se este ainda precisar de alguma ajuda, esclarecer o que ainda poderá fazer por ele/a.