Empreender na Prática

Não importa o tamanho do seu negócio. Orgulhe-se dele!

Redução da informalidade

As novas modalidades de formatação de empreendimentos e relações de emprego, como os negócios de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), propiciam a formalização de atividades que hoje não fazem mais parte do mercado informal. Essa categoria de empregabilidade estimula a criação de novos postos de trabalho devidamente formalizados e com proteção social.

Educação Fiscal e empreendedorismo para alunos do programa jovem aprendiz

Ações do Programa Empreender na Prática

Acreditamos no potencial que os empreendimentos locais possuem, especialmente no que tange a formação de redes para consumo dos bens e serviços gerados no território. O Instituto Alce oferece cursos consistentes, disponibilizando ferramentas essenciais para a construção de pequenos negócios. Nossa meta é que os estudantes compreendam todas as etapas para a criação de um negócio possibilitando que os mesmos construam um Plano de Negócio ao final do curso.

Além de um bom embasamento teórico e prático advindo dos cursos, oferecemos àqueles participantes que concluírem com êxito as formações um programa de mentoria ao durante 6 meses. Essa ação visa um acompanhamento personalizado com orientações e aconselhamentos daqueles profissionais já consolidados no mercado de trabalho.

Temos estruturado formações e programas de mentoria nos seguintes ramos de negócios:

Moda

Inovação com estilo, sustentabilidade, reaproveitamento de peças e design moderno.

Negócios no ramo da Construção Civil

Aprenda como otimizar processos, racionalizar custos e gerar retorno financeiro no curso prazo

Culinária e Confeitaria

Inspire-se em quem começou do zero no ramo da alimentação. Conheça o leque de oportunidades desse nicho de mercado

A Economia Solidária como estratégia de inclusão econômica e social

A economia solidária oferece um caminho com importante potencial para o desenvolvimento sustentável, em especial o local. Ela é formada, principalmente, por empreendimentos autogestionários atuantes em diversas atividades econômicas que, uma vez reunidos em um todo economicamente consistente, cooperando entre si em vez de competirem, constituem as bases de um modo solidário de produção e consumo.

Buscamos em nossos programas a difusão da economia solidária como forma de geração de renda e inclusão produtiva.

A economia solidária é um desafio num campo aberto de possibilidades, trabalhando a territorialidade e o desenvolvimento local como marcos de referência.

Interessou-se por um dos Projetos?

Preencha o formulário de contato nos informando qual projeto tens interesse que retornaremos com maiores informações.