Alfabetização: Uma Ferramenta para Inclusão e Igualdade

Alfabetização: Uma Ferramenta para Inclusão e Igualdade
Atualizado em: 09/09/2024

Alfabetização: Uma Ferramenta para Inclusão e Igualdade

A data de 08 de Setembro é comemorado o dia Internacional da Alfabetização, foi instituída pela UNESCO em 1967, visando reforçar a importância da alfabetização como um direito humano e essencial para o desenvolvimento individual e coletivo.

A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e econômico, sendo um direito humano essencial. Sua importância pode ser vista em vários aspectos:

  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Inclusão social.
  • Crescimento econômico.
  • Redução de desigualdades.
  • Promoção da saúde e bem-estar.

Em 2022, a taxa de analfabetismo no Brasil para pessoas com 15 anos ou mais foi de 7%. Isso representa uma queda em comparação com 2010, quando o índice era de 9,6%. No entanto, cerca de 11,4 milhões de pessoas ainda não sabem ler ou escrever no país. O analfabetismo é mais concentrado entre idosos, negros e pardos, além de ser significativamente maior nas regiões Norte e Nordeste, onde o índice chega a 14,2%, o dobro da média nacional.

Nas áreas rurais e nos municípios menores, a taxa de analfabetismo é ainda mais preocupante, chegando a ser até quatro vezes maior do que nas grandes cidades. A faixa etária mais afetada continua sendo a dos idosos, especialmente aqueles acima de 60 anos, com uma taxa de 20,3%. Fonte: ​(Agência de Notícias – IBGE) e ​(Agência de Notícias – IBGE).

Apesar do progresso, ainda existem grandes desigualdades regionais e raciais que desafiam a erradicação completa do analfabetismo no Brasil.

Para incentivar a alfabetização de forma natural, algumas estratégias podem ser usadas, como inserir a leitura no cotidiano, incentivar o uso de tecnologia (como aplicativos e plataformas digitais de leitura), criar uma rotina de leitura, e contextualizar a aprendizagem com temas de interesse pessoal. O apoio da família e da comunidade também é essencial, assim como ambientes educacionais que valorizem a leitura de maneira acolhedora e estimulante.

Essas práticas ajudam a tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e contínuo, promovendo uma alfabetização que respeita o ritmo e os interesses de cada pessoa.

O Instituto Alce tem a missão de trabalhar promovendo o aprendizado, a qualidade de vida e o desenvolvimento humano e profissional, com o propósito de capacitar pessoas e fortalecer suas competências para uma participação ativa na sociedade. 

Paralelamente aos projetos desenvolvidos dentro de cada eixo de trabalho, implementamos outras ações de impacto social que fomentam o trabalho voluntário, como o Programa tampinha legal e o Brechó solidário. Conheça mais sobre o instituto e siga-nos nas redes sociais.

Artigo produzido por:

Bárbara Wende

Copywriter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *