Ações que vão além do voluntariado
Ser voluntário é ser solidário com o próximo e com a comunidade. Essa ação dá uma sensação de realização e dever cumprido para com o outro, mas principalmente dá esperança e incentivo para quem recebe a ajuda.
Recentemente publicamos um artigo que descreve os benefícios do trabalho voluntário, cuja leitura você pode conferir aqui. Além dessa relação humana, listamos outras maneiras de ajudar uma instituição:
1. Doações:
Uma entidade social necessita de recursos para se manter funcionando e ajudando quem mais necessita. Contudo, possuem gastos que precisam ser supridos de alguma forma e a doação é uma das maneiras que você pode contribuir, seja com apoio financeiro ou doações de produtos. Com relação à doação, é possível escolher entre fazer uma doação espontânea ou ser um doador recorrente.
O ideal é pesquisar bem a instituição que deseja ajudar e prezar pela transparência do uso desses recursos.
Nós do Instituto Alce mantemos uma conduta de total integridade e aderência às leis e regulamentações do Terceiro Setor. Se você deseja conhecer o nosso dia a dia e os nossos processos de aplicação de recursos antes de tornar-se um doador recorrente, estamos de portas abertas para recebê-lo.
2. Consumir produtos da ONG:
É muito comum ver Ongs realizando algum evento como forma de captar recursos para financiar alguma causa social ou arcar com as despesas.Geralmente são feitas feiras com produtos artesanais, bazares e brechó. Inclusive, nós do Instituto Alce realizamos bimestralmente um brechó solidário presencial. Saiba mais sobre clicando aqui.
Também tem instituições que criam sites e-commerce para comercializar produtos. Ao adquirir essas peças, seja no formato presencial ou online, você já estará colaborando com a Instituição.
3° Divulgação:
A divulgação é muito importante para a instituição, pois ajuda a dar visibilidade para o trabalho realizado. Atualmente, as redes sociais são ferramentas poderosas para alcançar pessoas. E uma forma de ajudar é compartilhando o conteúdo da Ong que você acredita. É impressionante como o compartilhamento pode chegar a muitas pessoas e assim possivelmente até aumentar o número de apoiadores.
De uma forma mais tradicional, falar do trabalho realizado pela Ong para amigos e parentes também é uma forma de divulgar.
Esses são apenas três maneiras de ajudar uma instituição, mas que fazem a diferença. Entre em contato com a Ong que você simpatiza e apoia e veja como pode contribuir. Faça parte dessa união.