Upcycling: o seu lixo vira moda!
Quem aí já ouviu falar de upcycling?
O assunto tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos e tem feito muita gente se questionar sobre o que é um consumo consciente, o perigo dos descartes, qual o valor do “lixo” entre outros temas.
Mas, antes de embarcarmos em uma discussão mais profunda, vamos pelo começo…
O que é upcycling?
O termo “upcycling” do inglês significa reutilização.
A prática consiste em reutilizar resíduos que seriam descartados para criar peças novas e inseri-las no mercado, promovendo uma economia circular.
Você deve se lembrar das peças de crochê com lacres de latinhas de alumínio, que eram muito populares nos anos 2000.
Contudo, o upcycling não se resume apenas em um reaproveitamento de resíduos. Ele baseia-se na ideia de que no seu lixo, há luxo. Sempre há uma maneira de criar a partir do descarte. Sempre há uma forma de descobrir novas matérias primas e inovar o mercado.
Embora essa prática não seja exatamente uma novidade, nos últimos anos o assunto parece ter conquistado os holofotes! Seja por conta dos tutoriais do TikTok, do fortalecimento de marcas do segmento no Instagram ou da produção de conteúdo sobre o tema, o fato é que o upcycling parece ter virado a nova tendência de mercado.
Além de todo o frisson, a geração Z tem se demonstrado cada vez mais preocupada com valores éticos e ambientais. Tudo isso gera uma curiosidade extra sobre o tema e vários debates acerca do que é UP e do que não é…
Por que ser upcycle?
Sempre que um novo tema surge no mercado de moda, existem 3 possibilidades:
- ele se torna uma super tendência e todos começam a comentar sobre o assunto
- ele vira uma grande polêmica
- as duas coisas acontecem ao mesmo tempo
Com o upcycling não seria diferente. Dentre os diversos debates entre o que é ou não upcycling, hoje nosso objetivo aqui é mostrar porque o assunto é relevante e quais as vantagens de termos marcas que investem nessa prática.
Talvez um dos benefícios mais aparentes seja a redução da quantidade de resíduos em aterros sanitários. Se estamos impedindo que um material plástico vá para o lixo, nós também estamos aumentando a vida útil desse resíduo.
Ao trabalharmos com materiais alternativos, isso acarreta a diminuição da necessidade de exploração de matéria prima, visto que, na maioria dos casos, esse material vem do próprio descarte do ser humano.
Pensando em uma economia macro, a prática do upcycling reduz a produção de gases responsáveis pelo efeito estufa e promove a economia de água, já que parte da produção utiliza materiais que seriam considerados lixo, como plástico bolha, câmara de pneu, guarda-chuvas, entre outros resíduos.
Tudo isso, é claro, nos leva a um consumo mais consciente e uma maior responsabilidade ambiental, visto que as marcas do segmento sempre trazem conteúdos reforçando a importância e necessidade do upcycling.
Ele está aí, só você não viu…
E por falar em marcas, já tem muita gente dando um verdadeiro show de criatividade! Olha só:
1. Regressa
A marca ficou conhecida por produzir bolsas e acessórios feitos com câmaras de pneus e resíduos de colchões infláveis. Atualmente, a Regressa acumula mais de 67 mil seguidores no instagram, onde produzem diversos conteúdos sobre o tema!
2. Insecta Shoes
O maior tesouro da Insecta Shoes são os sapatos produzidos com borracha reciclada, resíduos têxteis e outros materiais. A marca possui, também,um brechó online e uma linha de acessórios produzida a partir das sobras de tecido de suas produções.
3. KITECOAT
A marca carioca cria jaquetas que são produzidas a partir do reaproveitamento de pipas de kitesurf que entraram em desuso. São diversos modelos e cores fabricados com o material que seria descartado.
Um dos pontos mais interessantes sobre a KITECOAT é que, por trabalharem com reaproveitamento, cada peça torna-se exclusiva!
Mesmo que existam pipas iguais, a probabilidade de encontrar duas com o mesmo estado de conservação é pequena, então cada jaqueta sempre fica diferente das outras, mas mantendo o design que é a cara da marca!
Tem luxo no seu lixo!
É impressionante o que podemos criar quando olhamos para a quantidade de coisas que chamamos de “lixo”. Muitas delas podem se transformar no próximo acessório queridinho da moda.
Agora me diga, qual dos seus lixos pode virar um luxo?