Upcycling: o seu lixo vira moda!

Upcycling: o seu lixo vira moda!
Atualizado em: 25/12/2022

Upcycling: o seu lixo vira moda!

Quem aí já ouviu falar de upcycling?

O assunto tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos e tem feito muita gente se questionar sobre o que é um consumo consciente, o perigo dos descartes, qual o valor do “lixo” entre outros temas.

Mas, antes de embarcarmos em uma discussão mais profunda, vamos pelo começo…

O que é upcycling?

O termo “upcycling” do inglês significa reutilização.

A prática consiste em reutilizar resíduos que seriam descartados para criar peças novas e inseri-las no mercado, promovendo uma economia circular.

Você deve se lembrar das peças de crochê com lacres de latinhas de alumínio, que eram muito populares nos anos 2000.

Contudo, o upcycling não se resume apenas em um reaproveitamento de resíduos. Ele baseia-se na ideia de que no seu lixo, há luxo. Sempre há uma maneira de criar a partir do descarte. Sempre há uma forma de descobrir novas matérias primas e inovar o mercado.

Embora essa prática não seja exatamente uma novidade, nos últimos anos o assunto parece ter conquistado os holofotes! Seja por conta dos tutoriais do TikTok, do fortalecimento de marcas do segmento no Instagram ou da produção de conteúdo sobre o tema, o fato é que o upcycling parece ter virado a nova tendência de mercado.

Além de todo o frisson, a geração Z tem se demonstrado cada vez mais preocupada com valores éticos e ambientais. Tudo isso gera uma curiosidade extra sobre o tema e vários debates acerca do que é UP e do que não é…

Por que ser upcycle?

Sempre que um novo tema surge no mercado de moda, existem 3 possibilidades:

  1. ele se torna uma super tendência e todos começam a comentar sobre o assunto

  2. ele vira uma grande polêmica

  3. as duas coisas acontecem ao mesmo tempo

Com o upcycling não seria diferente. Dentre os diversos debates entre o que é ou não upcycling, hoje nosso objetivo aqui é mostrar porque o assunto é relevante e quais as vantagens de termos marcas que investem nessa prática.

Talvez um dos benefícios mais aparentes seja a redução da quantidade de resíduos em aterros sanitários. Se estamos impedindo que um material plástico vá para o lixo, nós também estamos aumentando a vida útil desse resíduo.

Ao trabalharmos com materiais alternativos, isso acarreta a diminuição da necessidade de exploração de matéria prima, visto que, na maioria dos casos, esse material vem do próprio descarte do ser humano.

Pensando em uma economia macro, a prática do upcycling reduz a produção de gases responsáveis pelo efeito estufa e promove a economia de água, já que parte da produção utiliza materiais que seriam considerados lixo, como plástico bolha, câmara de pneu, guarda-chuvas, entre outros resíduos.

Tudo isso, é claro, nos leva a um consumo mais consciente e uma maior responsabilidade ambiental, visto que as marcas do segmento sempre trazem conteúdos reforçando a importância e necessidade do upcycling.

Ele está aí, só você não viu…

E por falar em marcas, já tem muita gente dando um verdadeiro show de criatividade! Olha só:

1. Regressa

A marca ficou conhecida por produzir bolsas e acessórios feitos com câmaras de pneus e resíduos de colchões infláveis. Atualmente, a Regressa acumula mais de 67 mil seguidores no instagram, onde produzem diversos conteúdos sobre o tema!

2. Insecta Shoes

O maior tesouro da Insecta Shoes são os sapatos produzidos com borracha reciclada, resíduos têxteis e outros materiais. A marca possui, também,um brechó online e uma linha de acessórios produzida a partir das sobras de tecido de suas produções.

3. KITECOAT

A marca carioca cria jaquetas que são produzidas a partir do reaproveitamento de pipas de kitesurf que entraram em desuso. São diversos modelos e cores fabricados com o material que seria descartado.

Um dos pontos mais interessantes sobre a KITECOAT é que, por trabalharem com reaproveitamento, cada peça torna-se exclusiva! 

Mesmo que existam pipas iguais, a probabilidade de encontrar duas com o mesmo estado de conservação é pequena, então cada jaqueta sempre fica diferente das outras, mas mantendo o design que é a cara da marca!

Tem luxo no seu lixo!

É impressionante o que podemos criar quando olhamos para a quantidade de coisas que chamamos de “lixo”. Muitas delas podem se transformar no próximo acessório queridinho da moda.

Agora me diga, qual dos seus lixos pode virar um luxo?

Artigo produzido por:

Bianca Masso

Analista de Mídias Sociais

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