Natal Solidário para Todos
O que você pode fazer para que outras pessoas tenham um natal farto?
Nós piscamos e já estamos no fim de ano, época de muita festa, comemoração, de juntar família, amigos e deixar as diferenças de lado. Em Dezembro o espírito natalino se instaura gerando união e generosidade, o ato de presentear e ser presenteado é natural, uma forma de demonstrar amor para com aqueles que estimamos. Mas além disso, é comum ver muitas ações sociais sendo realizadas nesta data, onde as pessoas ficam mais sensibilizadas com a situação daqueles que não tem condições de comemorar com uma grande ceia. Por esse motivo, vamos citar algumas formas de realizar um natal solidário para todos.
Cartinha dos correios:
Em primeiro lugar, as famosas cartinhas dos correios, é uma forma muito legal de ajudar o próximo. Todo ano os correios disponibilizam cartinhas de crianças endereçadas ao Papai Noel. São diversos pedidos, um mais tocante do que o outro, e para ajudar é muito simples, basta se dirigir a uma unidade perto da sua casa e escolher uma cartinha, comprar o presente, embrulhar e levar de volta na unidade para ser enviado e entregue à criança escolhida. Outra opção é acessar o site dos correios e escolher a cartinha por lá. Esse é um meio muito nobre de fazer uma criança de qualquer lugar do país feliz.
Doação de objetos que não usa mais:
Você tem roupa ou sapato que usou pouquíssimas vezes e está lá parado no seu armário? Ou algum outro item, como brinquedos que também estão de canto?
Então saiba que essa é mais uma forma de contribuir com o próximo, passar esses itens adiante através da doação, pois se não tem mais serventia para você, com certeza terá para outra pessoa que poderá fazer bom uso. Essa é uma ótima oportunidade de ajudar o próximo e garantir um espaço no seu armário.
Aqui no Instituto Alce, por exemplo, nós realizamos um brechó solidário. O próximo será dia 10 de Dezembro das 08:30 às 12:00, confira todas as informações através do nosso instagram @instituto_alce
Ceia de Natal:
Muitas ONGs nessa época providenciam ceias para pessoas em situação de rua, neste caso você pode contribuir sendo um voluntário, ajudando a cozinhar ou ajudando a distribuir marmitas e assim por diante. Ou então, fazer doações de alimentos, sabe aquela cesta de natal que ganhou da empresa onde trabalha e não sabe o que fazer com ela? Doe para uma ONG, ou doe para um conhecido que está em situação financeira difícil. É certo que o natal dessas pessoas será muito mais satisfatório com a sua ajuda.
Com toda certeza, cada uma dessas ações irá impactar positivamente a vida de alguém e deixar as festas de fim de ano muito mais prazerosas. Esteja atento a vizinhos e conhecidos que precisam de ajuda, procure ONGs na sua região que fazem trabalhos para a comunidade, procure saber de que outras formas é possível ajudar, e lembre-se, não precisa ser solidário apenas nessa data, contribua sempre que puder e em qualquer época do ano. Juntos, vamos fazer a diferença!