Entrevista com Técnico Especialista em Elevadores

Entrevista com Técnico Especialista em Elevadores
Atualizado em: 15/06/2024

Entrevista com Técnico Especialista em Elevadores

Saiba mais sobre a profissão: Técnico em Elevadores

Os técnicos de elevadores desempenham um papel essencial na garantia da segurança e bom funcionamento dos elevadores, meio de transporte essencial em nossa sociedade. Os profissionais contribuem com a integridade física de milhares de pessoas diariamente, e em seu trabalho realizam instalações, reparos, testes e inspeções, garantindo que os elevadores estejam de acordo com as normas de segurança. Além disso, alguns técnicos são responsáveis por escrever relatórios, planos de manutenção preventiva e regulamentos de segurança.
Essa profissão requer habilidades técnicas e conhecimentos de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos de elevadores.
Os elevadores são um meio de transporte muito seguro, amplamente usados em prédios residenciais, comerciais e industriais.

Saiba mais sobre Integração no Mundo do Trabalho.

Vamos conhecer o nosso Especialista, Emerson Lopes

Emerson Lopes é Técnico Especialista em Elevadores com 23 anos de profissão e ficou muito feliz com o convite do Instituto Alce para falar um pouco sobre esse transporte que se tornou essencial em nossas vidas .

Renata Pereira: Quais são os principais cuidados que os pais ou responsáveis devem ter com crianças utilizando os elevadores em prédios residenciais, públicos ou privados?

Emerson Lopes: É proibido o acesso de crianças desacompanhadas aos elevadores. No entanto, sabemos que essa norma é desrespeitada.

R: O usuário tem como saber se a manutenção do elevador está sendo feita?

E: A manutenção preventiva é mensal. Tem empresas que disponibilizam uma etiqueta com a data da execução na própria Cabina do elevador. Se o seu elevador não disponibilizar esses recursos, pergunte para o seu síndico/zelador. 

R: Quais os riscos para as pessoas utilizarem um elevador que não passa por manutenção?

E: A manutenção preventiva é de extrema importância para o equipamento, em segurança e conforto. Um elevador sem manutenção pode trazer transtornos financeiros, risco de acidentes graves e até óbito.

R: Quais os maiores problemas que pessoas com deficiência enfrentam ao andar de elevador?

E: Acredito que a maior dificuldade para uma pessoa com mobilidade reduzida são os elevadores mais antigos, as portas são estreitas e podem ocorrer paradas com desnível, o que é ruim para cadeirantes, além disso, as portas são estreitas e as cadeiras podem não passar.
Graças a conscientização, hoje temos equipamentos com portas mais largas, botões de chamada mais acessíveis, com leitura em braile, voicer indicando andares. Também há plataformas PNE que ajudam esses usuários.

R: A tecnologia pode ajudar a deixar os elevadores mais eficientes e seguros?

E: A tecnologia hoje em dia é de extrema importância, não só para elevadores mas de um modo geral. Nos elevadores ela veio pra trazer economia, conforto, agilidade e segurança acima de tudo.

R: Podemos usar o elevador em um incêndio?

E: Nunca, jamais em hipótese alguma.

R: Quais os principais erros que as pessoas cometem ao andar de elevador?

E: O principal erro é o excesso de passageiros, muitos usuários não se atentam a isso.

R: O que fazer caso aconteça uma emergência dentro do elevador?

E: A primeira coisa é se manter calma/o e nunca tentar abrir a porta do elevador. Mesmo com falta de energia, o elevador dispõe de uma bateria que vai manter uma luz de emergência acesa e o interfone funcionando. Comunique a portaria e aguarde. Você está totalmente seguro dentro do elevador, eles tem entradas de ar.

R: Quais as dicas que você dá para as pessoas que têm medo de andar de elevador?

E: Elevadores são o meio de transporte mais seguro do mundo. Dispõe de diversos dispositivos de segurança, para seu conforto e confiabilidade.

R: Que mensagem você deixa para os usuários de elevadores?

E: Cuide de seu elevador como se fosse um carro. Um equipamento bem cuidado traz conforto, confiabilidade e segurança , além de ser valorizado.
Não adianta o equipamento ter uma boa manutenção sendo que quem usa não toma os devidos cuidados.
Então, tomem os devidos cuidados e respeitem as sinalizações que estão nas entradas e dentro da Cabina.

Artigo produzido por:

Renata Pereira

Coordenadora de Comunicação e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *