Como a Reciclagem Pode Te Ajudar a Economizar

Como a Reciclagem Pode Te Ajudar a Economizar
Atualizado em: 18/09/2024

Como a Reciclagem Pode Te Ajudar a Economizar

De produtos de artesanato até peças do cotidiano. Veja aqui dicas de como incluir a reciclagem na sua vida e ter uma economia significativa!

Você já pensou em quantos objetos da sua casa poderiam ser substituídos pelos materiais que você joga no lixo diariamente? Bem, neste artigo te ensinamos maneiras de desenvolver sua criatividade para reciclar, e assim, economizar.

Reciclagem é a ação de transformar o que é considerado ‘inútil’ ou ‘lixo’ em peças do dia a dia, utilizando ferramentas simples e que você provavelmente já tem em casa, como tesoura, tintas, cola de isopor e cola quente.

Sabemos que substituir e reutilizar materiais pode afetar o seu estilo de vida, mas para implementar isso no seu cotidiano, o primeiro passo é reconhecer sua capacidade de resolver problemas com pensamentos criativos, e você pode adquiri-los por meio de:

  • Pesquisando inspirações na internet.

Ferramentas como Pinterest, YouTube, e Tiktok, são alguns exemplos de onde você pode receber e compartilhar ideias de reciclagem.

  • Desafie-se a replicar o que você já tem.

Separe o que normalmente iria ser descartado e defina como um desafio semanal, sua missão é transformá-los em algo.

  • Participe de comunidades de reciclagem.

Existem diversas páginas e grupos nas redes sociais onde o objetivo é oferecer dicas, exemplos práticos e inspiração, como por exemplo, no Facebook.

Agora que você ativou sua criatividade, o próximo passo é identificar quais objetos podem ser reutilizados de forma sustentável. Por exemplo, camisetas velhas podem se transformar em EcoBags com uma simples costura, e latas de alumínio podem virar vasos de plantas ou porta-objetos apenas cortando o topo. Essas pequenas transformações podem resultar em cortes de gastos no seu dia a dia.

A reciclagem pode afetar seu bolso não apenas em redução de desperdício em casa, mas também pode virar uma fonte de renda, veja abaixo alguns exemplos:

  • Bolsas de lacres de latinhas: 

Costure os lacres em fileiras, assim formando uma manta, depois cubra a bolsa internamente com um forro de pano, e adicione um fecho. Você pode achar as latas em centros de reciclagem local, eventos comunitários, ou até mesmo doações de familiares e amigos.

  • Armários de caixote:

Adicione camadas de tinta ou verniz para acabamento, decore com adesivos ou pérolas, e eles podem ser vendidos para serem parafusados em paredes ou usados como caixa. Uma boa maneira de encontrar os caixotes é nas redes sociais, em grupos de troca ou venda, como na OLX ou Facebook.

  • Móveis de paletes:

Transforme paletes de madeira em móveis como mesas, cadeiras e estantes. Apenas com alguns parafusos e camadas de tinta, podem virar uma peça mobiliária personalizada. Você pode encontrar os paletes em ferro-velhos, depósitos de materiais de construção ou até mesmo em descartes de supermercados.

Dado estes pontos, agora é visível como a reciclagem pode aprimorar sua vida financeira, cortando gastos e gerando renda. Queremos ver você colocando em ação! Poste suas peças recicladas e marque-nos nas redes sociais. Deixe suas dúvidas e recomendações nos comentários.

Artigo produzido por:

Carolinne Pereira

Social Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *