Como criar um bom currículo e aumentar suas chances em processos seletivos + MODELO para download

Como criar um bom currículo e aumentar suas chances em processos seletivos + MODELO para download
Atualizado em: 18/12/2024

Como criar um bom currículo e aumentar suas chances em processos seletivos + MODELO para download

Criar um currículo eficaz é um dos passos mais importantes no processo de busca por emprego, sendo a sua primeira oportunidade de se destacar dos demais candidatos. No entanto, muitas pessoas cometem erros que podem prejudicar suas chances de serem notadas pelos recrutadores. Neste post, explicaremos todo o processo de criação de currículo e quais erros você deve evitar para garantir que sua candidatura tenha o maior impacto possível.

Uma pesquisa da empresa de recrutamento online Catho, que entrevistou mais de 400 recrutadores, revelou que 30% deles levam, em média, de 6 a 10 segundos para descartar um currículo durante o processo de seleção para entrevistas. E é justamente por esse motivo que precisamos nos antecipar e pensar com a cabeça do recrutador, o que deverá resultar em um currículo objetivo, conciso e limpo.

Primeiramente, saiba que um modelo simples é o mais recomendado, com fontes legíveis como Calibri ou Arial, tamanho 12, na cor preta. Utilize negrito, itálico e bullet points ( • ) para ressaltar informações.

Agora, podemos seguir para a estrutura do currículo. Existem seções específicas que auxiliarão o recrutador a identificar as informações pertinentes para a vaga. Entenda cada uma delas abaixo e veja exemplos:

Dados pessoais
Comece com informações básicas, como nome completo, localização (bairro, cidade e estado bastam), telefone de contato, e-mail (evite usar endereços de e-mail informais ou não profissionais) e, se aplicável, o link para o seu perfil no LinkedIn ou portfólio online.

Gabriel Lima Fernandes

Morumbi – São Paulo/SP

(011) 99999-9999 / gabriel@gmail.com

Objetivo
A função do objetivo profissional é especificar a posição (nome da vaga) ou área que você almeja, portanto, seja claro. Estando aberto a diferentes possibilidades, é fundamental ter um currículo para cada.

  • Área de Vendas

ou

  • Vendedor Interno

Escolaridade ou Formação Acadêmica

Inclua sua educação formal, destacando o grau de escolaridade, nome do curso, em caso de ensino superior, o status (completo, incompleto ou cursando), o nome da instituição e o ano de conclusão ou previsão de conclusão.

Dicas:

  • Se sua última formação tiver sido uma graduação no ensino superior, não é necessário mencionar o ensino médio, pois já fica subentendido que ele foi concluído.
  • Para ensino médio incompleto, adicione essa informação.
  • Dispondo de graduação e pós-graduação, liste todas as opções, desde que relevantes para a posição ou área.
  • Para formação em andamento, em vez de colocar o ano de conclusão, escreva o período em que se encontra e a previsão de conclusão.

Tecnólogo em Marketing (3º período) – Faculdade Y | Previsão de conclusão: jul/2025

Experiência

Aqui, liste seus empregos anteriores, sempre seguindo a ordem do mais recente para o mais antigo. Para cada cargo, inclua nome da empresa, período de trabalho e suas principais atividades e responsabilidades.

Importante: visto que o currículo deve ser direcionado a uma posição ou área específica, o ideal é que as experiências estejam alinhadas ao objetivo. Por exemplo, sendo uma vaga para a área de Vendas, não faz sentido adicionar experiências na área da Saúde; a menos que você seja uma pessoa com pouca bagagem profissional, sendo assim, são aceitáveis vivências diversificadas.

Dicas:

  • Utilize verbos de ação no infinitivo ao descrever as atividades.
  • Aproveite para demonstrar e quantificar resultados sempre que possível.

LOJA XYZ
Vendedor, out/2022 – nov/2024

  • Prospectar e atender clientes de forma personalizada, entendendo suas necessidades e recomendando produtos de acordo com as suas necessidades;
  • Realizar demonstrações de produtos, apresentar promoções e benefícios, incentivando o fechamento de vendas;
  • Atingir e superar as metas de vendas mensais estabelecidas pela empresa;
  • Manter a organização do estoque e exibição de produtos, garantindo um ambiente de loja atraente e funciona;
  • Processar transações de vendas;
  • Responsável por superar a meta de vendas em 30% no primeiro semestre e 38% no segundo semestre de 2024.

Observe como os verbos de ação (prospectar, atender, superar etc.) destacam as suas habilidades e realizações, o que ajuda a criar uma narrativa de resultados.

Idiomas

Liste os idiomas que você fala, começando pelo mais relevante ou pelo que você tiver maior fluência. Indique, ainda, seu nível de proficiência em cada um deles. Se você for brasileiro, não há necessidade de citar o português.

Tendo realizado algum curso do idioma em questão, é válido colocar o nome da instituição, período de realização e carga horária.

Importante: seja sempre honesto, pois empresas que exigem determinado nível de proficiência geralmente aplicam testes nos candidatos.

Inglês (intermediário) | Curso X (2021 – 2022), 120 horas

Se não possuir conhecimentos em outro idioma, retire esta seção do currículo.

Informática

A seção de informática no currículo tem uma grande importância, especialmente no contexto profissional atual, no qual as habilidades tecnológicas são cada vez mais exigidas, independentemente da área de atuação. Escreva o nome do software/plataforma e o seu nível.

  • Pacote Office: Excel, PowerPoint e Word (avançados);
  • Power BI (intermediário).

Cursos e Extracurriculares

Adicione informações como cursos, certificados, trabalhos voluntários e participações em eventos relacionados. Identifique o curso ou a atividade extracurricular, a instituição onde foi realizado e carga horária/período. Para o trabalho voluntário, descreva as principais atividades realizadas.

Dica: os itens listados também devem possuir relação com a posição/área pretendida. É crucial manter o alinhamento entre todos os campos e o objetivo profissional.

  • Curso “Atendimento ao Cliente” – Instituição Z, 30 horas;
  • Curso “Técnicas de Vendas” – Instituição Z, 25 horas;
  • Trabalho voluntário como Captador de Recursos na ONG ABC (2021 – 2023) | Responsável por identificar, atrair e garantir fontes de financiamento via telefone e e-mail.

Informações complementares

Serve para incluir detalhes adicionais que não se encaixam diretamente nos outros campos, mas que possam ser relevantes para o recrutador, tais como:

  • CNH categoria …
  • Disponibilidade para início imediato
  • Disponibilidade para viagens

Erros comuns a serem evitados

Agora que você já sabe como estruturar seu currículo, fique atento para fugir dos seguintes erros:

Currículo muito longo ou muito curto
O equilíbrio é fundamental. Um currículo com muitas páginas pode cansar o recrutador, enquanto um currículo muito curto pode deixar de destacar suas qualificações de maneira eficaz. Idealmente, um currículo deve ter entre uma e duas páginas, dependendo do seu nível de experiência. E cuidado: pode não ser necessário citar todo o seu histórico profissional. Escolha conforme a relevância para o objetivo inicialmente definido e/ou aquilo que for mais recente.

Informações desnecessárias
Evite incluir dados pessoais como idade, estado civil e número de documentos, visto que não são pertinentes para a análise da sua qualificação e podem até fazer você parecer antiquado ou ultrapassado. Ainda, dados pessoais sensíveis exigem cuidados especiais devido aos riscos que podem gerar.

Inclusão de foto
Além de não ser uma prática obrigatória no Brasil, em muitos casos pode ser até negativo, principalmente se a foto não for profissional. Evite colocar imagens no currículo, a menos que seja explicitamente solicitado pela empresa.

Falta de personalização
Não envie o mesmo currículo para todas as vagas. Personalizar seu currículo para cada oportunidade é fundamental. Analise a descrição da vaga e destaque suas experiências e habilidades que mais se alinham com os requisitos exigidos, pois isso aumentará seu grau de aderência.

Dicas:

  • Utilize palavras-chave iguais ou similares aos descritos no anúncio.
  • Liste primeiro as atividades mais aderentes à vaga.

Erros de gramática e digitação
Erros de digitação ou gramática podem causar uma má impressão. Revise seu currículo diversas vezes, de preferência com a ajuda de alguém para identificar falhas que você possa não ter notado. Uma apresentação impecável é essencial para transmitir profissionalismo.

Formatação inadequada
Mantenha a formatação simples e limpa, sem exageros. Fuja de cores, fontes extravagantes e layouts muito elaborados, principalmente aqueles que possuem mais de uma coluna, pois eles dificultam a leitura em diversas plataformas ATS — sistemas que ajudam as empresas a organizar, filtrar e analisar currículos de candidatos.

Jargões ou palavras difíceis
Embora seja importante demonstrar suas habilidades, opte por uma linguagem mais simples e objetiva. Evite exagerar no uso de jargões técnicos ou palavras complicadas que possam tornar o currículo difícil de entender. O recrutador, muitas vezes, está apenas trabalhando a vaga para o gestor, não sendo um especialista naquela área.

Conclusão
Um currículo bem estruturado é um excelente cartão de visita para o recrutador. Lembre-se de que cada detalhe conta: desde a clareza das informações até a personalização para cada vaga. Por fim, seja objetivo, mostre suas conquistas e habilidades com base no que o empregador procura, e sempre revise seu currículo para garantir que ele reflita sua melhor versão profissional.

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Artigo produzido por:

Caena Oliveira de Souza

Designer Instrucional

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