Roda de Terapia Comunitária com Grupo de Idosos

Roda de Terapia Comunitária com Grupo de Idosos
Atualizado em: 13/02/2021

Roda de Terapia Comunitária com Grupo de Idosos

Tendo em consideração o processo do envelhecimento como algo natural e irreversível ao qual todos os seres humanos estão sujeitos, o Instituto Alce acredita que a Roda de Terapia Comunitária para Idosos é uma oportunidade de acolher as pessoas que vivenciam a melhor idade, promovendo a construção de vínculos e o fortalecimento das suas relações pessoais. A Terapia Comunitária estimula o empoderamento, o envelhecimento bem-sucedido e o sentimento de cidadania, além de mobilizar os recursos e as competências das famílias e das comunidades que se relacionam diretamente com a pessoa idosa.

No cenário da Atenção Básica em Saúde, a Terapia Comunitária foi oficialmente incorporada em 2008 com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Posteriormente, em 2013, a Terapia Comunitária foi recomendada pela Política Nacional de Saúde Mental como uma intervenção psicossocial avançada que visa à ampliação do cuidado nessa área, uma vez que aqueles que dele necessitam foram apontados como pertencentes a grupos em situação de vulnerabilidade social.

A Roda de Terapia Comunitária é um espaço de acolhimento e partilha de sofrimentos, possibilitando a reflexão e troca de experiências com o intuito de criar uma teia de relações interpessoais. Estas relações, que possibilitam a revelação de toda a sabedoria que a pessoa idosa adquire ao longo da vida, se tornam eficientes para o desenvolvimento da força motivadora e fortalecimento da identidade social necessárias ao envelhecimento saudável.

De acordo com Adalberto Barreto, idealizador da Roda de Terapia Comunitária, o indivíduo, ao reconhecer sua competência pessoal, apropria-se de sua herança cultural, sua forma de “estar no mundo”, passível de modificar a vida pessoal, as relações familiares, a vizinhança e sua inserção na comunidade. 

As experiências vividas e os saberes acumulados juntam-se aos estímulos recebidos, encorajando o grupo da melhor idade ao resgate da auto expressão, autoconhecimento e auto aceitação. Essas descobertas abrem espaços para a experiência que o envelhecimento possa ser vivido de maneira libertadora.

Nós do Instituto Alce, convidamos você para participar desta Roda!

“Seja Bem Vindo Olê,Olê” …“Seja Bem Vindo Olá,Olá” …

Gostaria de participar das Rodas?

Preencha o formulário de contato que retornaremos com maiores informações.

Artigo produzido por:

Juliana Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *